quarta-feira, 12 de maio de 2010

Segundo dia...


Nossa!O que dizer. Na verdade nem sei o que estou sentindo. O certo é que não foi tão emocionante quanto achei que fosse. Bom, ao chegar ao aeroporto, até antes, vendo Portugal de longe, não me pareceu um lugar tão fantástico e emocionante. Lisboa é uma cidade limpa, mas é tão pichada e cheia de favelas quanto o Rio de Janeiro. Além do mais, as pessoas falam português. Nem parece que sai do Brasil!
Depois de um tempo na fila de imigração, finalmente tenho meu passaporte carimbado, sem nenhuma complicação. Tive que mostrar a carta de trabalho da empresa, o passaporte, a carteirinha internacional de vacina (usada basicamente para o controle da febre amarela) e pronto! Lá estava eu passando pela porta da felicidade!!!
Após esperar um pouco pela pessoa que iria me buscar( só 2 horas,hehehe), pego o táxi em busca do meu novo trabalho. Pelo menos não tive que pagar, já que a empresa já havia arranjado tudo...inclusive falar com a imigração. Não necessitei fazer muita coisa. No caminho, reconheci a dificuldade que é andar para lá e para cá com uma mala gigante e pesada como a que eu trouxe. Como se não bastasse, ainda tinha uma bolsa grande cheeeeeeeeeeeia de sapatos. Pronto, minha primeira lição: se você está viajando sozinha e, ainda mais para trabalho, não leve muita roupa. Com certeza você não vai usar.
Dei um pouco de sorte na chegada, pois como não havia quarto de tripulante disponível para mim, tive que fazer o sacrifício de ficar sozinha num quarto de passageiro, com cama de casal e do lado da recepção. Mais cômodo que isso impossível. Mas como alegria de pobre dura pouco, em uma semana terei que estar no quarto de tripulantes e, confirmando o que sempre dizem: ele é pequeno mesmo! Na verdade, parece uma jaula e, o pior, você ainda tem que dividi-lo com outra pessoa. O lugar só tem espaço para a cama e o banheiro é tão pequeno que parece um pesadelo. E olha que dizem aqui que ainda é mil vezes melhor que o andar dos cleaners (pessoal da limpeza/governança). Não consigo imaginar um quarto mil vezes pior que esse.
Logo quando cheguei aqui, percebi que até nas minhas horas de descanso teria de usar uniforme. Aqui, como recepcionista faz parte dos oficiais, temos alguns privilégios, entre eles freqüentar bares e restaurantes dos passageiros e, também, assistir aos espetáculos, mas com a condição de estar usando o uniforme. Fiquei feliz também de saber que só trabalharei 8 horas por dia, em vez de 10 a 14 horas como me alertaram no Brasil. Dizem que os cleaners trabalham nesse esquema, mas eles ganham mais que o dobro que o recepcionista, a maioria das vezes algo em torno de 3000 dólares devido às gorjetas, obrigatórias nos navios de cruzeiros. Então se você quer ganhar dinheiro venha como cleaner ou como waiter. São os cargos que mais ganham em um cruzeiro.
Me perdi muitas vezes hoje. Aliás, sei que ainda vou me perder mais, pois isso aqui é um mundo. São 12 andares e cada andar tem mais de 1 kilômetro de comprimento! Acho eu. Há mais de 700 cabines e comporta mais de 1800 passageiros, fora os mais de 800 funcionários. Agora percebem o quanto é gigante???. Falando no navio, como balança!Não cheguei a enjoar, porém não conseguia me trocar de tanto que balança! E olha que dizem que quando se está dentro, não se sente nada.Besteira: o mar está tranqüilo nesse momento e vejo a televisão somente na diagonal, tanto de um lado quanto de outro.
Hoje me deparei com o medo novamente. Medo de não ser o que achava que seria. Ou medo de ter tido uma decisão errada na minha vida. Pela primeira vez na minha vida, vou trabalhar com um objetivo e com uma responsabilidade. Isso me deixa meio depressiva.  Hoje conheci um pouco do trabalho que tenho que realizar e não entendi porque eles gastam tanto papel. Tudo é tão arcaico, nada é deixado no sistema. É quase artesanal!!! Eles usam o sistema Fidel, é meio esquisito, mas vamos ver se pego o jeito. Sobre esse sentimento, quem sabe quando eu descer e começar a visitar os lugares eu possa me animar mais. Se bem que fiquei chateada também ao saber que já em Novembro iremos para o Brasil, ou seja, só ficarei dois meses na Europa e quase quatro fazendo o Brasil. Fala sério! Vim para conhecer a Europa e vou acabar conhecendo mais o Brasil!Mas tudo bem, toda experiência é experiência e na próxima, poderei estudar melhor o barco que quiser trabalhar.
As pessoas aqui pareceram legais. Percebi que há muitos asiáticos e romenos. Alertaram-me sobre fofocas, mas deixei bem claro que não sou do tipo que participo. Só quero fazer meu trabalho e, como meu noivo me aconselhou “eu não vim aqui para fazer amigos e sim para trabalhar”. Falando em línguas, já cheguei rasgando o espanhol. A maioria só fala em espanhol e percebi que pelo menos isso vai me ajudar a voltar fluente para o Brasil. Aliás, estou assistindo um filme nesse exato momento que está sendo traduzido em espanhol. De qualquer forma, há pessoas que só falam inglês, por enquanto, como não conheço ninguém, fica difícil saber quem fala o que.

Bom, tenho que dormir. A viagem pela Tap me deixou exausta. Parece que é a principal Cia aérea de Portugal e o avião é extremamente desconfortável. O assento mal inclinava. Estou com dores horríveis no pescoço. Estou muito cansado, foram 7 horas de vôo de Salvador até aqui que me pareceram intermináveis. Até a próxima.Xoxo,Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário